Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de março de 2018

3096 - FM Mitologia antinupcial



O  BISCOITO  MOLHADO
Edição 5356 FM                           Data: 15 de Março de 2018

FUNDADOR: CARLOS EDUARDO NASCIMENTO - ANO: XXXV


                OS 12 TRABALHOS DE HÉRCULES

Eis uma série de episódios antigos ligados entre si por uma narrativa contínua, relativa a uma penitência que teria sido cumprida por um dos maiores heróis gregos, Héracles, mais conhecido pela romanização como Hércules. Seria um ciclo fixo de 12 trabalhos, constantes de um poema épico, perdido no tempo, que teria ocorrido no ano 600 a.C. Não são trabalhos contados em um único lugar, foram reunidos de modo a que seis deles se passaram no Peloponeso e terminaram com a consagração de Olímpia. Os outros seis seguiram o mesmo modelo: Hércules era enviado para matar, subjugar ou buscar uma planta ou animal mágico, para Euristeus, representante de Hera. Foram tarefas que só podiam ser executadas por alguém com força sobre-humana.
Hércules era filho de uma mortal com Zeus, o mais importante dos deuses do Olimpo. Seu nascimento provocou a ira de Hera, esposa oficial de Zeus. Por vingança, Hera mandou duas serpentes matarem o recém-nascido que, sem grande esforço, matou as duas serpentes, revelando ter uma força descomunal. Hércules cresceu, mas Hera continuou a persegui-lo, usando seus poderes para leva-lo a um estado de loucura, que o fez matar a esposa Megara, filha de Creonte, e os três filhos .Quando se deu conta do que havia feito, isolou-se fugindo para o campo, tendo sido encontrado por seu primo Teseu, que o convenceu, já com a  razão recuperada,   procurasse  o Oráculo  de Delfos – o mais famoso templo de consulta às divindades gregas, para obter orientação sobre como enfrentar a tragédia. O Oráculo mandou-o entregar-se por 12 anos como servo de Euristeus, rei da cidade de Micenas, o homem que ele mais odiava, por haver herdado o direito de nascença. Zeus, que havia engravidado Alcmene, proclamou que o próximo filho a nascer, da casa de Perseu, seria coroado rei de Micenas. Hera, ao descobrir o caso, fez com que Euristeus nascesse prematuro, de sete meses, antes do nascimento do filho de Hércules com Alcmene. O rei ordenou-lhe o cumprimento de 12 tarefas, para que Hércules se redimisse das mortes cometidas e, também, para elevá-lo à condição divina, tornando-se imortal ao fim da jornada.
Em seu trabalho, Hércules teve a companhia de um jovem sobrinho, que o ajudou. Os trabalhos, pela ordem estabelecida foram:
1 -  No Peloponeso, Hércules  estrangulou o Leão de Nemeia, o maior do mundo, filho dos monstros Ortros e Equidana, que os habitantes do lugar não conseguiram executar, que seria furar o couro do animal, com suas próprias garras. Hércules usou o couro como vestimenta, convertendo-se na Constelação do Leão.
2- Matou a Hidra de Lerna, monstruosa filha de duas grotescas criaturas:. Uma serpente com corpo de dragão de nove cabeças, uma delas imortal e parcialmente de ouro, que se regeneravam. Logo que cortadas, emitiam um vapor que matava quem estivesse por perto. O sobrinho de Hércules queimava as cabeças para evitar sua reprodução. A deusa Hera enviou ajuda à serpente – um enorme caranguejo, que foi esmagado por Hércules, convertendo-o na Constelação de Câncer. Depois, banhou suas flechas com o sangue da serpente, para que ficassem envenenadas.
3 – Alcançou, correndo, a Corça de Cerineia, um animal lendário com chifres de ouro e pés de bronze. Era Taigete, ninfa que, para fugir da perseguição de Zeus, foi transformada por Ártemis no animal. Hércules perseguiu a corça durante um ano até que exausta, foi atingida por uma flecha. Ferida, foi levada nos ombros do herói até o reino de Euristeus.
4 – Capturar vivo o javali de Erimanto, que devastava os arredores. Ao ver o animal nas costas de Hércules, Euristeus teve medo, escondendo-se dentro de um caldeirão. As presas do animal foram mostradas no templo de Apolo, em Cumas.
5 – Em apenas um dia, Hércules limpou os currais do rei Áugias, que cercava três mil bois e, durante 30 anos, jamais haviam sido limpos. O odor era insuportável,  devido  a um gás mortal que exalavam. Para o trabalho, Hércules teve  que desviar dois rios.
6 – Com suas flechas envenenadas, matou no lago Estínfale alguns monstros, cujas asas, cabeças e bicos eram de ferro. Pelos seus gigantescos tamanhos, interceptavam, em seus voos, a passagem dos raios do Sol. Outros monstros foram expulsos para outras terras distantes.
7 -A tarefa era Hércules levar o touro de Creta, vivo, até Euristeus, que, por sua vez, o entregaria a Hera. O touro era enraivecido e aterrorizava o povo da ilha de Creta, pois Poseidon, o deus dos mares, o havia oferecido em sacrifício ao rei Minos, que não teve coragem de matar o animal bonito e forte. Hércules capturou-o e seguiu montado no animal.
8 – Castigou Diômedes, rei da Trácia, filho de Ares, possuidor de cavalos que vomitavam fogo, e a que ele dava a comer os estrangeiros que eram levados pelas tempestades. Hércules entregou Diômedes à voracidade de seus próprios animais.
9 –Hipólita, rainha das amazonas, tribo de mulheres guerreira que viviam perto do Mar Negro, tinha um belo cinto que era desejado pelas filhas de Euristeus. Héercules foi incumbido de conseguir o cinto. Hera incitou as amazonas à resistência, porém elas foram abatidas por Hércules, que se apossou do objeto desejado.
   10 – Matou o gigante Genão, monstro de três corpos, seis braços e seis asas, tomou-lhe os bois que estavam guardados por um cão de duas cabeças e por um dragão de sete.
   11 – O penúltimo trabalho de Hércules foi colher os pomos de ouro do jardim das Hespérides, após matar o dragão de 100 cabeças, que os guardavam. O dragão foi abatido por Átila, a seu pedido. Durante o trabalho, ele sustentou  o céu nos ombros, no lugar do Titã.
  12 – O último trabalho consistiu em trazer do mundo dos mortos o seu guardião, o cão Cérbero. Hades o autorizou a levar o animal de três cabeças  e cauda em forma de serpente para o cimo da Terra, sob a condição de domá-lo sem usar armas. Hércules lutou com o cão usando apenas a força dos braços, quase o sufocou, ao dominá-lo. Levou-o a Euristeus que, com medo, ordenou-lhe que devolvesse o animal ao inferno.
Após o último trabalho, Hércules casou-se com Djanira. Numa viagem o centauro Néssus tentou violentá-la, mas foi morto por Hércules. Entretanto, antes de morrer e disposto a se vingar, disse a Djanira que seu sangue era um elixir do amor, aconselhando-a guardar um pouco, caso o marido deixasse de amá-la. Quando Hércules se apaixonou por outra mulher, a esposa mandou-lhe um manto com gotas do sangue,  que iria matá-lo. Seu corpo foi queimado numa pira, porém sua essência elevou-se ao Olimpo, a morada dos deuses.





6 comentários:

  1. O texto levou-me ao delicioso "Os 12 trabalhos de Hércules" de Monteiro Lobato. Como as crianças aprendiam se divertindo.

    ResponderExcluir
  2. Fixei-me no título Mitologia Antinupcial e fiquei pensando, pensando, pensando... e confesso que fugi de comentar.
    Infindáveis tarefas teremos a realizar quando um dia, após leitura de maravilhosos romances escritos por geniais autores, de assistir a grandes filmes, teatro e admirar tantas obras de arte acreditamos ser o amor romântico a finalidade das nossas vidas e resolvemos enfrentar a tão sonhada vida a dois.
    Hércules enfrentou doze tarefas, quantas teremos enfrentando ao longo da existência?
    A última e pior de todas, superior ao enfrentamento de monstros, gigantes e dragões, o enfrentamento da doença, da fragilidade do ser humano perante ela e por fim o cara a cara com o ceifador, o anjo da morte, implacável em sua colheita.
    Essa tarefa é perdida, suprema humilhação do nada poder fazer e, o pior, sem direito à perene tristeza que não aceita na sociedade moderna, é encarada como doença e tratada com Drogas. Portanto, sorriso nos lábios.
    Boa sorte teve Hércules!
    Outras histórias fantásticas deveriam também ser rotuladas de Mitologia.
    Lembrei bastante do estudo de História Geral, gregos e egípcios e de como ficava atenta, embevecida mesmo. Como aqui, o poder da Arte em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. Retificando: quantas teremos enfrentado

    ResponderExcluir
  4. Elvira,
    Tradicionalmente, desde o tempo do Carlos Eduardo, quem batiza o título do arquivo é o Editor que te escreve. Assim, cabe agradecer a tua atenção, mas também eximir de culpa o Autor, por eventuais incoerências entre o título e o texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi incoerências. Hera, Megara e Djanira são citadas.
      Apenas o título me fez pensar, função primordial da Literatura.
      Transfiro para mim as desculpas e agradeço a gentileza da explicação.
      Tanto aqui como no SDR seus comentários mostram o gentlemam que você é.
      O assunto núpcias ainda é doloroso para mim após perda ainda recente.
      Nada a ver com o belo texto e o sugestivo título.

      Excluir
  5. Retificação: gentleman.
    Desculpe o fora de foco:
    Hoje é dia de São José. Na sua igreja, no Castelo,
    as missas são realizadas de hora em hora. Exemplo de pai e esposo no entanto a Bíblia não registra uma só palavra sua.

    ResponderExcluir