Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de junho de 2013

2404 - vá brincar no quintal!




O BISCOITO MOLHADO
Edição 4204                              Data:  08  de Junho  de 2013


162ª CONVERSA COM OS TAXISTAS

Há meses que eu não conseguia pegar o táxi do Gaguinho, estava interessado no desfecho da saga da bolsa de estudos do seu filho. Um e outro leitor se lembrarão certamente dessa história. O garoto, de 15 ou 16 anos, joga handebol e o seu pai, endividado com o financiamento do táxi, necessitava de uma folga no orçamento o que aconteceria caso o filho obtivesse uma bolsa de estudos, sem falar do aprimoramento nesse esporte, o que poderia render dividendos futuros.
Lá por janeiro, Gaguinho me disse que o menino estava praticamente encaminhado para estudar no Colégio Castelo Branco, com chances de ele não ter de pagar a mensalidade e de, mais tarde, cursar a universidade desse educandário, representando o mesmo como jogador de handebol.
Em fevereiro, o taxista, me disse desoladamente que meteram a mão nos cofres, e todo o complexo Castelo Branco teve de cortar as despesas a começar pela verba para os estudantes que praticam esportes. Em seguida, um brilho de esperança veio dos seus olhos, e a sua gagueira até que não foi tão acentuada quando me disse que o técnico do handebol selecionou doze adolescentes, entre eles seu filho, para estudarem no Colégio São José, de Realengo, que nada deve ao outro como centro poliesportivo (É claro que ele nem tentou falar essa palavra). As vantagens financeiras seriam praticamente as mesmas do Colégio Castelo Branco.
Quinze dias depois, em outra corrida com o Gaguinho, perguntei-lhe, de um modo um tanto brincalhão, se o seu filho já assinara contrato com o Colégio São José.
-Está por muito pouco. Muito pouco mesmo.
-Daqui a pouco, começa o ano letivo, e o guri não pode perder aula. - mostrei-me agora sério.
-Não; tudo se resolverá nesses dias.
Passaram março, abril, maio e junho já começava, e nada de eu pegar o táxi dele, o 009, para saber se tudo se resolvera mesmo, pois para mim aquilo se tornara uma novela cujo final eu, que a acompanhava, desconhecia.
Nessa última sexta-feira, notei que o táxi 009 ponteava a fila do ponto da Rua Domingo de Magalhães, no entanto, um sujeito, que se achava a minha frente, tinha o propósito, ainda que involuntário, de deixar, por mais uns dias ou meses, de frustrar a minha curiosidade. Alarguei as passadas e consegui entrar no carro do Gaguinho.
-E a bolsa de estudos?... Ficou resolvida no Colégio São José?
A sua língua travou durante uns cinco minutos na palavra “desmoronou”, o que me fez temer pelo pior.
-Desmoronou tudo. Mas ele conseguiu a bolsa no Colégio Realengo, que é enorme.
-Que bom.
-Não deve nada aos outros; tem muitos esportes lá. A única coisa ruim é que ele tem de acordar muito cedo.
-Mas essa garotada tem de ser sacudida da cama. - aparteei.
-E ele volta para casa às 6 horas da noite, hoje veio mais cedo porque não houve treinamento.
-A bolsa é de cinquenta por cento?
-Cem por cento. - disse sem gaguejar.
-Maravilha. Também porque não estão privilegiando só o futebol neste país.
-Handebol... Handebol.
Repetiu o nome do esporte, enquanto me deixava na Rua Modigliani.

E o metrô?
Eis uma pergunta inevitável dos taxistas, certamente porque os passageiros que aguardam vêm dele, completando o transporte intermodal, completo, no meu caso, se considerarmos que estive por oito horas no mundo marítimo.
-Foi constrangedora essa viagem de volta.
-Por quê? - perguntou o Flamenguista.
-Na estação da Uruguaiana, entraram duas senhoras de uns 80 anos de idade.
-E os que estavam sentados fingiram que dormiam. - disse ele.
Deduzi que o meu interlocutor já viajara algumas vezes de metrô, e prossegui.
-Uma senhora, junto a mim, que estava com os costados na lataria do vagão falou a uma desconhecida da sua intenção de ceder seu espaço para as duas, mas titubeava.
-Titubeava como?
Ela dizia que idosos não gostam, às vezes.
-Alguns não gostam mesmo que lhe cedam o lugar. - concordou.
-As duas velhinhas estavam tão combalidas que não podiam se dar ao luxo de gostar ou não. Elas tinham, na verdade, de sentar.
-E elas sentaram?
-O caso se desenrolou de uma maneira cruel. Uma senhora puxou conversa com as duas e percebeu que elas estavam no trem errado, pois pretendiam ir para Tijuca.
-Mas o que elas faziam na rua?
Essa indagação do Flamenguista me remeteu ao filme “A Última Sessão do Cinema”, quando, na cena do atropelamento alguém critica a vítima porque saíra à rua. “Ele saiu para viver” - retrucaram.
Não era, porém, esse caso. Elas, provavelmente, foram à rua para dar prova de vida ou, então, tinham consulta médica. O lamentável era não haver um parente com elas, protegendo-as e guiando-as.
-Bem, a boa cidadã, que também viajava de pé, orientou-as a saltar na estação de Cidade Nova, passar para a outra plataforma e pegar o trem que viesse. Deveriam, depois, saltar na Central do Brasil e embarcar, na mesma plataforma, no trem que viesse com as luzes vermelhas, pois esse rumava para a Tijuca.
-E tudo ficou resolvido?
-Nada; logo que as duas velhinhas desembarcaram e as portas do trem se fecharam, ouvi a tal cidadã exclamar “Meus Deus”. Olhei e vi que elas, em vez de caminharem até a plataforma paralela, subiram a escada rolante a caminho da prefeitura.
-O piranhão?!... - reagiu estupefato.
Confirmei com a cabeça.
-E como tudo acabou?
-É o que me pergunto. - disse enquanto o carro parava na Rua Modigliani.

A corrida, no dia subsequente, se deu no táxi do Sarará (como não descobri ainda seu nome, aqui vai essa identificação sem sentido pejorativo algum).
-Até que enfim o sol apareceu. - quebrou o silêncio.
-E muita gente deixa essa oportunidade passar.
-De aproveitar o sol? - perguntou.
-Uma colega minha de trabalho contou-me que, ao ser examinada num desses laboratórios, a médica lhe revelou seu espanto em descobrir tanta gente com carência de vitamina D. E a maior fonte de vitamina D é o sol.
-Mas não há outros alimentos?...
-Há o salmão, mas quem come salmão além dos brasileiros que a Dilma Rousseff tirou da miséria com 70 reais por mês?...
-O preço dos alimentos subiu muito. - comentou.
-Mas o sol está bem na frente – enfatizei - de qualquer alimento como fonte de vitamina D.
Depois de uma pausa, acrescentei:
-Mesmo os presidiários têm direito ao banho de sol.
-É o computador. Com essa história de Facebook, a minha filha fotografa a comida e posta nessa rede social para as suas amigas verem. Já disse para ela largar essa maluquice e ir brincar no quintal.
A disposição de ele desabafar a sua preocupação preencheria umas duas horas, mas teve de parar na Rua Modigliani.


Nenhum comentário:

Postar um comentário